terça-feira, 10 de abril de 2012

METODOLOGIA DE ENSINO


Aulas: práticas e teóricas sobre as modalidades de futebol soceity (sete) e futsal;

Aulas práticas:

Fundamentos do futebol society (sete) e futsal (tipos de condução da bola, passe, recepção, tipos de chutes,
cabeceio, arremesso lateral e de canto, tiro lateral e tiro de canto);
Condução da bola (com a parte interna do pé, parte externa, com a “sola” e com o dorso do pé);
Passe (com a parte interna do pé, parte externa, com o dorso do pé);
Recepção ou domínio (com a parte interna do pé, com a sola do pé, com a coxa, com o dorso do pé, com o
peito);
Cabeceio (frontal, lateral e para tráz);
Tipos de chutes (com a parte interna do pé, com o dorso do pé, com o bico do pé e com o calcanhar);
Arremesso lateral e de canto (execução no futebol society (sete));
Tiro lateral e de canto (execução no futsal);
Sistemas táticos das duas modalidades;
Tipos de marcação (homem a homem, por zona, pressão, meia pressão etc...);
Bola parada (cobranças de faltas, canto e laterais);

Aulas teóricas:
Histórico do futebol society (sete) e do futsal;
Explicação das disposições dos sistemas táticos e suas variações, no futebol society (sete) e no futsal;
Explanação das regras do jogo das duas modalidades;
Dvds, vídeos, de jogos de futebol society (sete) e futsal;
Psicologia do Esporte;
A “vitória e a derrota” no esporte.

Objetivos a serem trabalhados durante as aulas:

Socialização entre os alunos;
Desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e psicológicos dos alunos, através da prática nos dois desportos ;
Promover o espírito de equipe, igualdade, afetividade e solidariedade com os colegas;
Incentivar e estimular constantemente os alunos durante os treinamentos;
Oportunizar aos alunos, a vivência com outras escolinhas, viagens, bem como a participação de jogos
amistosos, torneios, campeonatos estaduais, nacionais e internacionais;
Fazer com que o aluno sinta-se feliz em estar fazendo parte da instituição;
Desenvolver no aluno, através do esporte, da metodologia proposta, da vivência com colegas, professores, pais, do ambiente da escolinha, a importância dos “valores sociais” para sua formação no futuro como cidadão.

Um comentário: